Literatura, história e o que mais der na cabeça: um blog que acredita na magia, liberdade, prazer e mistério da invenção e da criação.
sábado, 30 de maio de 2009
Sertão
Se eu soubesse que chorando
Empato a tua viagem
Meus olhos eram dois rios
Que não te davam passagem
Cabelos pretos anelados
Olhos castanhos delicados
Quem não ama a cor morena
Morre cego e não vê nada
Letra e música de Antônio dos Santos, o Volta Seca, cangaceiro do bando de Lampião. Adoro estes versos, principalmente a primeira estrofe.
Escute aqui a gravação original, cantada pelo próprio Volta Seca. Para saber mais sobre essa beleza de disco , clique em Cantigas de Lampeão.
Aqui, você ouve "Acorda Maria Bonita", bem mais animada, cantada também por Volta Seca:
Hoje acordei sertaneja. Inspirada talvez pela literatura de Herberto Salles, de que tanto gosto, talvez por fotos de sertanejas que andei vendo. E porque, para além da geografia, sertão faz parte do imaginário da gente brasileira, lugar íntimo, relicário, origem, princípio e fim, tempo remoto, futuro, raiz e flor aonde precisamos e gostamos de vez em quando de voltar.
Acordei sertaneja.
*Imagem daqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Ê Jana, que beleza. Apreciei teu amanhecer sertanejo.
Carybé tinha este disco de Volta Seca, eu sempre quis ter um e não consegui.
"Farreia, farreia povo
farreia inté o sol raiá
matáro Corisco, balearam Dadá"
janaína:
o sertão é o mundo.
romério
olá Janaína, ah se eu soubesse que você era assim conhecedora das coisas do sertao e do bando de Lampiao, eu sou louco por tudo iso desde menino, e há pelo menos quatro visistas no Brasil que venho procurando boa bibliografia sobre o cangaco, infelizmente até hoje só achei pouquíssima coisa ou mesmo quase nada!
adorei seu post, adorei ter te conhecido de carne e osso e essa simpatia que você é, beijos, m
Sertão é mesmo um lugar interior, Janaína. Gostei muito do seu blog. Lembra de mim? Sou a Dalva Miranda, que foi sua aluna na UnB, fiz como ouvinte aquele curso sobre sertão que você deu lá.
Dalva R. Miranda
Janaina, que bom ter vindo aqui!
Estou a começar a apreciar os sertanejos! Uma prof.ª brasileira colabora connosco no Plano de Leitura e temos revelado.
Aqui está mais uma prova!
Pois...tirei o banner das flores, pois aqui está inadequado... com tanto calor que chegou subitamente. A foto do mar de Creta e a ilha de Spinalonga (perto de Agios Nikolaus, em Creta), feita nas férias passadas, mas acabei por tirá-la também.Rs...aqui não tenho esse mar verde.
Este está mais adequado, porque costumo pedalar com o meu marido pela planície...pena que esta foto não é minha.
Beijinho
Janaína, adorei o vídeo, as músicas. "Acorda Maria Bonita" é música que cresci ouvindo lá em casa. Pai cantava, mãe cantava (e canta). Lindo, lindo.
"se eu subesse que chorando
empato a tua viagem"
é uma das músicas de minha infância e nem sabia que era de Volta Seca. Adorei ouvir os registros dele cantando. Me amarro em tudo que diz respeito ao meu idolo de infancia, ele e Jerônimo, o herói do Sertão!
Ser tão em mim.
Não conhecia Volta Seca. Que maravilha!
Obrigado!
Que bonito Janaina.
Obrigada por ter deixado mensagem e me ter conduzido até aqui.
Janaína, é tão importante para nós do sul uma postagem como essa, assim cumprimos o nosso papel de resgate e troca cultural. Ouvi no player, gostei! Pena que somente 30segundos. Dá vontade de ficar escutando, nos trás calma e nostalgia. E não sabia que Volta Seca era o mais novo do bando, olha só! E estou ouvindo as outras músicas pelo link que disponibilizou. Show!! Boa semana! Beijus
Jana Sertaneja!
Muito obrigada pelo carinho!
Vc é uma querida mesmo!
Beijão
Muito bom. Gostei do texto, gostei do vídeo.
A maravilha de você acordar assim sertaneja, é que nos remete à lugares tristes, mas existentes aqui bem pertinho de nós.
O sertão é triste, mas tem sau beleza.
A música, foi muito legal relembrar.
Um beijo
Postar um comentário