domingo, 28 de dezembro de 2008

Ainda o Natal: uma sugestão de Saramago


"Nestes dias em que se celebra o nascimento do Cristo, outra ideia me acudiu, talvez mais provocadora ainda, direi mesmo que revolucionária, e que em pouquíssimas palavras se enuncia. Ei-la. Se é verdade que Jesus, na última ceia, disse aos discípulos, referindo-se ao pão e ao vinho que estavam sobre a mesa: “Este é o meu corpo, este é o meu sangue”, então não será ilegítimo concluir que as inumeráveis ceias, as pantugruélicas comezainas, as empaturradelas homéricas com que milhões e milhões de estômagos têm de haver-se para iludir os perigos de uma congestão fatal, não serão mais que a multitudinária cópia, ao mesmo tempo efectiva e simbólica, da última ceia: os crentes alimentam-se do seu deus, devoram-no, digerem-no, eliminam-no, até ao próximo natal, até à próxima ceia, ao ritual de uma fome material e mística sempre insatisfeita. A ver agora que dizem os teólogos."
[José Saramago, O Caderno de Saramago]
Parece-me ideia muito bem pensada.
Nós, brasileiros, mantemos uma relação muito estreita com a antropofagia. Desde nossas origens mais remotas, fomos estigmatizados, por europeus, como antropófagos. A partir do século XX, desde o modernismo, resolvemos nos assumir como antropófagos, ou seja, nos assumir como aqueles que devoram e digerem dos outros o que desejam.
Por isso, acho que nós, brasileiros — preconceitos religiosos à parte —, poderemos compreender a sugestão de Saramago, e mais: brincar com ela. É a minha sugestão. Fica o convite.

* Foto daqui, da pintura "Santa Ceia", de autoria da artista Bete Brito.

9 comentários:

Juan Trasmonte disse...

E isso aí Jana, e viva Oswald de Andrade!
bjs

aeronauta disse...

Adorei, Janaína! Um brinde a Saramago!

Bernardo Guimarães disse...

umbrinde a saramago,a oswald, a jana!

Anônimo disse...

Janaina, tem razão o Saramago.
Um FELIZ ANO NOVO pra você e familiares.

Anônimo disse...

Janaína, um 2009 cheio de paz, saúde e criatividade para vc.

Anônimo disse...

Jana,

Um 2009 repleto de saúde e amor. E amigos, que ninguém é nada sem eles.

Beijão

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Bete Brito disse...

Oi eu ficaria mais contente se você tivesse colocado os devidos créditos na tela Santa ceia que é uma criação minha e detenho direitos autorais. Obrigado!
http://betebrito.com/galeria/album/religiao/image/298

Janaina Amado disse...

Bete Brito, peço-lhe muitas desculpas por não haver dado o devido crédito à sua linda Santa Ceia. Eu sou uma pessoa mais velha, entendia muito pouco de internet quando comecei o blog (ainda sou meio anarfanet), e não conseguia muitas vezes identificar a autoria das telas e fotos que encontrava na net e levava para o blog, como foi o caso aqui. Como sou, no entanto, preocupada com a questão de dar créditos aos autores, eu procurava ao menos indicar, como aconteceu aqui, a fonte de onde havia obtido a imagem. Peço-lhe novamente desculpas, o crédito já está dado no post. Escolhi sua tela porque a achei belísssima, e pretendo agora conhecer seus outros trabalhos, clicando no link do seu nome, acima.