sábado, 4 de outubro de 2008

O Passado (outraspalavras 1)

[Charmaine Green, Australia. Postagem original aqui]

[Nunca gostei de aforismos, citações, esse tipo de coisa. Implico com eles, achando-os moralistas, chatos, auto-ajuda barata. Pra pagar a língua, começo hoje uma série de pequenos trechos, poemas, frases de que gosto muito. São palavras especiais, cheias de significados para mim, às quais sempre retorno. Começo com estas, sobre passado e memória, temas de minha predileção].
"O passado é o que não passa, o que nunca termina de passar, o que segue passando todo o tempo. Não é algo que fica para trás: é algo que pesa, atua, intervém no presente. Uma espécie de fantasma que volta. Convivemos todo o tempo com o passado, falamos com espectros, coabitamos com mortos, noivas que abandonamos ou que nos abandonaram, histórias que acreditamos acabadas. Não só recordamos o passado: vivemos com ele, dentro dele, contra ele."
[Alan Pauls, excelente escritor argentino contemporâneo, autor dos romances O Passado e História do Pranto. Entrevista ao jornal " O Popular", lido em Cileide Alves Cunha: Aval do Passado, 2008].

4 comentários:

valter ferraz disse...

Janaína, o passado é a nossa memória presente, nos lembrando a todo o momento que não podemos relaxar, mostra-nos os erros e os acertos(alguns). É nossa conciência. Às vezes, nos assusta. Noutras, redime.
A tendência depois dos cinquenta, é vivermos mais nele e dele, isso pode ser bom, ou não. (Lembrei de Caetano, agora. Pode?)
Beijo, menina

Aninha Pontes disse...

Há também o passado que nos ajuda a viver o presente.
Aquele passado que nos serve de parâmetro para o futuro.
Momentos alegres, dias felizes, que nos impulsiona.
Na verdade, não há como separar passado, presente e futuro.
Está tudo ali, em convivência, ora harmoniosa outras não, mas ligados.
Um beijo e ótima semana.

Janaina Amado disse...

Valter e Aninha, ótima semana pra vocês também, agora que cumprimos nossa obrigação de votar. Vê como vc. está progredindo, Valter? Já cita Caetano! Aninha, concordo que o passado também pode nos trazer muita felicidade. Beijos aos dois.

miro paternostro disse...

você sempre fiel leitora, eu vou tomar ergonha e me dedicar mais às leituras do seu blog, o que me falta literalmente é o tempo! obrigado pelas visitas.
beijo grande