quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Foi maravilha



Amigos: já de volta a Maceiócio, quero dizer que foi bom demais ter comparecido, em Salvador, ao lançamento de Continhos para cão dormir, de Maria Guimarães Sampaio, e Caixa Preta, de Nilson Galvão, da P55 Edições, ambos pela coleção "Cartas Bahianas", que apresenta livros pequenos, em formato de lindos envelopes, com conteúdos variados e textos de bom nível, alguns bastante inovadores.
Eu gostei do alto astral do lançamento, da alegria que reinou por lá, do mundão de gente que apareceu, da solidariedade que se sentia — quase se pegava —, de todos estarem alegres com o sucesso do acontecimento, rindo a toda hora, uns pros outros. Gostei de abraçar muitos amigos e vários e-amigos (ou é-amigos, como dizemos no Nordeste), com quem tantas vezes troquei textos, impressões, sentimentos, e agora sei também como cheiram, se são sorridentes ou mais sérios, zen ou aflitos, como são os desenhos de suas sobrancelhas, seus projetos de vida, suas famílias, nesse acerto entre imaginação e realidade, jogo que abre caminho para novas imaginações, novas perguntas ... Achei Nilson mais descontraído do que imaginava, Menina da Ilha igualzinha à ótima ideia que eu fazia dela, aeronauta achei duas, a fortaleza do rosto sertanejo junto à delicadeza do corpo miúdo, e fiquei com pena de ela não ficar pra nossa pizza no final (é, lá também terminou em pizza), Bernardo eu adorei abraçar, Marcus, o grande organizador, também, Ivonete eu sentia como se já conhecesse, achei falta de Martha, e de abraço em abraço emocionado fui fortalecendo amizades, Maria feito menina, até fita no cabelo no final ela amarrou. Tantas imagens ainda nos meus olhos, Kátia Borges, Vera, Soraya, Ju, o bilhetinho de Renata ... alegria. Sei mais um pouco deles, eles sabem um pouco mais de mim, e seguimos esse caminho de descobertas, encontros, surpresas: criações.


Sem fim

Quando formos ao rio de Heráclito,
vamos perguntar pelo que pode ser.
O que pode ser meu caro Heráclito,
O que pode ser, rio de mim.

Como pode uma tarde de sábado,
ou um rio de janeiro sem fim,
ou as águas de março no âmago
desse rio vermelho carmim.
(Nilson Galvão, Caixa Preta)


"Maria de Lourdes encosta vassoura no portal: Dona Norma, vou ali oiá a batucada. Roupa lascada. Pés estropiados. Boca bem beijada. Quarta-feira-de-cinzas dona Norma readmitiu Maria de Lourdes. Em novembro batizou Lurdinha."
(Maria Guimarães Sampaio, Continhos para cão dormir I)

[Sem fotos, pois a anta aqui se esqueceu da máquina. A imagem escolhida transmite o ambiente que senti]

12 comentários:

Bernardo Guimarães disse...

jana:
eu e vera adoramos conhecer vc. amanhã reinicio minha série de perfis e a primeira será vossa senhoria.depois virão aeronauta, ivonete.

aeronauta disse...

Janaína, achei você muito linda! Seus cabelos, seu olhar, seu sorriso: parece uma atriz de cinema. Adorei te conhecer! Bjos.

Nílson disse...

Oi, Jana, tb adorei te conhecer. Ainda bem que tirou a sua ideia de que eu fosse um cara sisudo! Legal, legal mesmo. Grato!!!

imonizpacheco disse...

Muito bom lhe conhecer. Curioso é que tive a mesma sensação: parece que já lhe conhecia. Também, como a Aeronauta, lhe achei muito bonita, etérea, sorriso franco.

Gerana Damulakis disse...

Não conheci Janaína, mas sei que conhecerei.

Luma Rosa disse...

Janaína, não fique triste! Eu também sempre esqueço de fotografar, quando me animo de outras formas. Mas alguém fotografou! (rs*) hehehehe a gente sempre conta com isso, também!

Gostei do é-amigos!! (novidade!)

Beijus,

Ana Tapadas disse...

Janaína:
Obrigada pela presença!
Sim, voltei ao batente...tem que ser.
Hoje fui até à nossa linda Lisboa tratar de assuntos profissionais. Só continuo a publicar fotos por causa dos meus alunos. A Sara é mais ousada e pede os outros não «ousam» comentar no meu blogue. Sabes como é: gera-se aquela ideia da prof.ª um tantito autoritária, mas gostam disso, nos tempos que correm!
Hei-de voltar com tempo para ler os teus amigos! Pela amostra vale a pena!
Beijinho Lindinha!

Unknown disse...

Jana, continuo mais aérea do que aeronauta. Encantada, extasiada com o amor de todos vocês.

Senhorita B. disse...

Adorei "conhecer" você! Só falta o nosso abraço prometido e apertado.
bjs

http://graceolsson.com/blog disse...

QUE COISA BOA, nao é Janaina...
Feliz estou por vc.

Obrigada por ter comprado meu livro.
bjs e dias felizes''''Só devo ir a Maceió, em 2010..A familia toda junta.

aeronauta disse...

Oi, Janaína, que excelente ideia você me deu! Você achou a terceira via que eu tanta procurava!
Bjos, amiga, obrigada, obrigada por tudo.

Edu O. disse...

perdi o cheiro e o desenho das sobrancelhas... continuo com os e-amigos na imagem que faço deles aqui bem dentro. Perdi o laço de fita de Maria. Perdi teu abraço. Que pena!