domingo, 6 de junho de 2010

Corações militantes



Há algum tempo, respondendo a um desses selinhos com perguntas que às vezes circulam entre os blogs, escrevi aqui que uma das oito coisas que desejaria fazer antes de morrer era publicar um livro com a obra completa de minha mãe, a poeta Jacinta Passos. Pois bem: nesta próxima terça-feira, dia 8 de junho, entre 18 e 21 horas, no Conjunto Unibanco de Cinema Gláuber Rocha, em Salvador, estarei realizando esse desejo antigo, que me ocupou os últimas anos de trabalho: neste dia, lançarei em Salvador Jacinta Passos, coração militante, um volume de 580 páginas, que contém todos os livros publicados em vida por minha mãe, ao lado de seus poemas esparsos, textos inéditos em verso e prosa, biografia, fortuna crítica, fotos e estudos escritos especialmente para esta publicação, iniciativa da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e Editora Corrupio, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 
O livro, com produção editorial de Bete Capinan e projeto gráfico de Ângela Dantas Garcia Rosa, está muito bonito. É embelezado por desenhos que o grande artista brasileiro Lasar Segall fez originalmente para Canção da Partida, um dos livros de Jacinta, agora reproduzidos graças à autorização do Museu Lasar Segall, de São Paulo.
O volume traz de volta uma mulher corajosa e uma poeta importante, falecida em 1973, que, por falta de circulação das obras, estava caindo no esquecimento. Espero que contribua para reavivar o interesse em torno da literatura e da figura de Jacinta Passos, gerando novos estudos sobre ela.
Para mim, pessoalmente, além de poder contribuir para o resgate de uma escritora, sinto um tipo de felicidade muito pessoal, difícil de traduzir. Trata-se da realização de um desejo fundo, de um sonho que já me pareceu quase impossível, porém agora é realizado: o reencontro com minha mãe (com quem não fui criada) e, por meio dele, com a minha própria história.  

*Imagem: minha mãe e eu, Jacinta e Janaína.

32 comentários:

cirandeira disse...

Faça de conta que estarei presente
no dia desse aontecimento tão importante para ti, em particular, mas também para nós. Resgatar a memória de pessoas que tiveram um papel importante em nossa história,
como teve Jacinta Passos, é motivo de grande orgulho e alegria. Parabéns, mais uma vez e sucesso !

Um abraço e uma GRANDE SEMANA pra ti!!!!!

Unknown disse...

o livro como arte do reencontro impossível, mas materializado na linguagem. parabéns


abraço

Nilson disse...

Estaremos lá!!!

Bípede Falante disse...

Você deve estar transpirando emoção, respirando emoção.
Que momento único, indescritível e sublime editar a obra da própria mãe, fazer dela uma homenagem, um resgate e um cordão.

Muadiê Maria disse...

Jana,
estou muito feliz e emocionada junto com vc.
Que foto linda é essa? Incrível, da matéria do indizível.
Amanhã nos conheceremos.
Inté.

Ana Tapadas disse...

Trabalho valente o seu!
Beijo

Gerana Damulakis disse...

Sua realização é contagiante, emoção gerando emoção.

Edu O. disse...

Queria muito estar presente e te dar um abraço comemorando junto esta vitória. Sucesso e felicidade. Emocionante essa conquista. Tentarei chegar, mas não garanto, deixo meu abraço desde já.

Amélia disse...

Estarei consigo e com a memória revivida de sua Mãe - conheço alguns dos seus poemas e fico feliz por esta memória viva que vive em si e agora dá a conhecer aos demais.Vivendo do lado de cá do atlântico que nos une e nos separa, não poderei estar presente de outro modo.Beijo amigo.

valter ferraz disse...

Janaína,
parabéns pela publicação. Um livro sempre é revestido de muitos significados e esse particularmente, há de ser muito especial para voce.
Felicidades e sucesso, sempre.
Beijo, menina

Anônimo disse...

Imperdível! E eu vou perder...

Todo o sucesso do mundo, feliz demais com essa sua conquista. Parabéns Jana.

Bípede Implume disse...

Querida Janaína
Que bom que voltou e trouxe uma explosão de emoções.
Parabéns pelo livro e pela alegria que deve ter sentido.
A fotografia que nos mostra é de uma enorme beleza.
Um abraço cheio de carinho.
Isabel

- Luli Facciolla - disse...

Jana!
Infelizmente estava à caminho do Baixo Sul para dar aula e não pude ir...
Gostaria muito de saber como comprar o livro! Mande o passo-a-passo!

Parabéns por encerrar mais um ciclo e realizar um sonho! Isso não tem preço!

Beijos

aeronauta disse...

Oi, Janaína, que livro lindo! Naquela noite fiquei até alta madrugada lendo-o; quantas passagens belíssimas! Seus depoimentos são tão fortes, avassaladores. Parabéns por tão belo trabalho!

Nilson disse...

Lindo livro, de fato. Um trabalho e tanto. E Jacinta é uma figura e tanto. Tiro o chapéu para mãe e filha!

Anônimo disse...

Obrigada...
pelas gentilezas deixadas
por você lá no meu blog...
Depois de longa ausência...
voltei...
Beijos floridos e belos...
Leca

Lindas na foto...

Aninha Pontes disse...

Jana querida, tá tudo bem?
Um beijo prá você.

Lucia Alfaya disse...

Parabéns, a realização de um sonho nos dá forças para continuar sonhando e realizando. Sucesso!

Luma Rosa disse...

Parabéns, Jana!! Um sonho realizado! Sensação de dever cumprido!!

O livro estará na livraria ou temos que encomendar pessoalmente? Gostaria muito de ter ele comigo!

Beijus,

Bípede Falante disse...

Janaina, por onde você anda?
Dê notícias.
beijo.
Bípede

Meg disse...

Janaína querida e linda:
Aqui é a Meg, se ainda lembra de mim.
Se não, saiba que estou com você. Viajei no tempo de *você, uma poesia especial de Jacinta". Segui para a realização do senho, querendo daber quais são as outras sete coisas.
Mas o que me trouxe aqui, acredite, depois de quase um ano doente, doentíssima, foi a magia de Maria Sampaio - Guimaraes como eu -.
Mas fui deixando-me ficar, acreditando no tyruque e namagia de seus relatos.
Oh Jana(ína) quanta saudade.
Sua admiradora, sua amiga leitora.

Obrigada pela emoção presenteada com seus textos.
beijos

Ana Tapadas disse...

Passo e deixo um beijo.

anjobaldio disse...

Obrigado Janaína. Vou divulgar em meu blog. Grande abraço.

http://graceolsson.com/blog disse...

parabéns, janaina.
Um livro é algo bem especial em nossas vidas...bjs e dias felzies

Almyr Rodrigues disse...

encontrar novamente, rever em versos, algo espetacular!

Simone Moura e Mendes disse...

Sua mãe vive! Sua obra fê-la transcender. Parabéns pela valorosa iniciativa! Sou alagoana e espero receber a sua cumplicidade acessando e seguindo o meu blog de poesias www.simonemouramendes.com . Faremos um salutar intercâmbio lírico. Saudações,
Simone

Odele Souza disse...

Querida Janaina,

Repetindo os demais comentáristas: A foto que ilustra este post está belíssima, Que linda!

E que emocionante a notícia sobre o livro de sua mãe. Deve ter sido lindo.

Beijos e meu carinho pra você.

dade amorim disse...

Janaína,

Parabéns pela boa notícia e muito sucesso.

Recebi esta mensagem hoje pela manhã. Imaginei que ia interessar a você manter um contato com a moça que a enviou.

Boa sorte e um beijo!


from Camylla Tenório
to
date Thu, Aug 12, 2010 at 10:50 AM
subject Livros de Jacinta
mailed-by gmail.com
signed-by gmail.com

hide details 10:50 AM (1 hour ago)

Não sei se pode ajudar, mas encontrei esses livros com o mesmo tema e
um da mesma autora!

http://www.estantevirtual.com.br/chico-livros/Jacinta-Passos-Cancao-da-Partida-32683461

http://www.estantevirtual.com.br/sebocafe/Editora-Dinamica-Nossos-Poemas-21800279

http://www.estantevirtual.com.br/seboismael/Hans-Magnus-Erzensberger-Poemas-Politicos-33219209
--
Camylla Tenório

- Luli Facciolla - disse...

Jana!
Cadê você hein? Tô sentindo falta!

Beijo

Almyr Rodrigues disse...

Excelente! Minha alma flui em amor quando percebo a realização de um sonho...

Desejo tudo de bom a você!

Abraços

Bípede Implume disse...

Querida Janaína
Um beijo de saudade.
Isabel

Ana Tapadas disse...

Venho deixar saudade!
Beijo